A maioria dos Vendedores Ambulantes Circulantes da Praia de Boa Viagem quando se cruzam na actividade diária, trocam algumas palavras de saudação entre si.
Há turistas que vão à praia e não gostam de ser "incomodados" pelos vendedores. Querem estar tão sossegados e isolados que até se esquecem que todo ser humano merece respeito e alguma atenção. Alguns chegam até a manifestar reacções inoportunas quando algum vendedor se aproxima.
Esquecem-se que aprendemos com toda a gente, independentemente do estatuto ou classe social em que o outro é catalogado.
Às vezes uma curta e amistosa saudação ou um breve diálogo com estes personagens da praia, mesmo não lhes comprando qualquer artigo, resultam num enriquecimento cultural e social que nunca imaginámos.
Há muita gente a trabalhar em Boa Viagem que se sente amargurada pela condição e precaridade social em que vive. Um pequena atenção ou umas breves palavras de respeito do turista pelo seu trabalho/luta para sobreviver, é alento para minguar um pouco o seu sofrimento e mágoa.
Um comentário:
Concordo plenamente com vc Viajado,
pois isso não passa de intolerância
e falta de compreênção ao trabalho
desses batalhadores,que,por muitas
vêzes,saiem de suas casas até sem
tomar o café da manhã,moram em co-
munidades distantes e violentas,lu
tam prá criarem seus filhos digna-
mente e longe das drogas,e fazem d
as tripas coração prá levarem o su
stento prás suas famílias.
Postar um comentário