domingo, 23 de dezembro de 2012

BV Amendoim ao domicílio

Para beber uma cerveja bem gelada há quem prefira por acompanhamento o amendoim.
Aqui temos, amendoim  cozido, amendoim descascado e amendoim torrado,  por entre corpos bronzeados sob um céu azul.
É Boa Viagem em tempo quente com Sol abrasador.

domingo, 9 de dezembro de 2012

BV Barraca do Baiano

Na Praia de Boa Viagem, frente ao Internacional Palace Hotel, a Barraca do Baiano é um bom ponto para quem quer passar momentos tranquilos. desfrutando do sol, mar e da paisagem de Boa Viagem.
Tem um bom e eficiente serviço de atendimento, não explora o cliente/turista e o mobiliário (cadeiras e guarda-sol) não apresenta o desgaste e defeitos (muito frequente) que encontramos em alguns pontos de barraqueiros nesta praia.

sábado, 1 de dezembro de 2012

Boa Viagem surpreende

Este vendedor de jangadas e telas, ambulante circulante, surpreende pelo seu modo de vestir, se apresentar para promover a venda de seus produtos e se resguardar do Sol e calor.
Assim, muita gente dá mais facilmente pela sua presença. Se consegue fazer negócio não sabemos, mas que faz parte do cenário de Boa Viagem com notoriedade é um facto indesmentível.

domingo, 25 de novembro de 2012

"O Castelinho" e as torres gémeas

"O Castelinho" de Boa Viagem na base frente das duas torres gémeas de mais de 30 pisos e  os blocos de pedra, que protegem a avenida das investidas do mar.

segunda-feira, 19 de novembro de 2012

BV "o Castelinho" nos anos 80

No final dos anos 80, data desta foto, temos "o Castelinho" em Boa Viagem, por detrás dos coqueiros e árvores, ainda sem as duas torres gémeas na retaguarda e com a praia  em seu visual natural, sem as pedras graníticas a proteger a avenida do avanço do mar.

terça-feira, 13 de novembro de 2012

Praia de Boa Viagem menor

O avanço do mar em Boa Viagem já reduziu significativamente  a praia, obrigando  à deposição de blocos de pedra ao longo da reia para conter a investida das águas.
A situação é mais notável até próximo do Hotel Vila Rica, em que na  praia-mar pouca ou nenhuma areia fica descoberta (dependendo da altura da maré), a não ser na zona superior de construção artificial como vemos na imagem, à esquerda.

quinta-feira, 1 de novembro de 2012

"Nova" Boa Viagem

Nascem como cogumelos os novos e enormes blocos de apartamentos na Av. de Boa Viagem.
Na imagem vemos os dois blocos, um na frente do outro, que ocuparam o espaço do "lendário" Hotel Boa Viagem.

domingo, 21 de outubro de 2012

Que Boa Viagem?

Há alguns anos que vêm desaparecendo os restaurantes e bares da frente mar na Av. de Boa Viagem e até hotéis (Boa Viagem e Savaroni ) para dar lugar ao betão, a enormes torres de apartamentos. A especulação e interesses imobiliários vão-se sobrepondo ao lazer, ao turismo, à animação e diversão nesta bela praia de Recife.
O Barzinho Boteco no 2º Jardim encerrou (foi demolido) recentemente e igual caminho levou a Churrascaria Ponteio, que reabriu com novas instalações mais atrás, onde era a Churrascaria Laçador (R. Visconde Jequitinhonha).
Quem visita actualmente a praia de Boa Viagem encontra na verdade muito menos turistas e banhistas (mesmo estrangeiros) por aqui. O movimento no calçadão de Boa Viagem também já é menos intenso. Tudo isto porque a orla de Boa Viagem está a deixar de ser atrativa como local turístico e de lazer. À noite quem por lá passeia nota a queda de movimento.
Na imagem vemos o local onde funcionou a Churrascaria Ponteio e   existiam mais dois edifícios contíguos até à Pracinha de Boa Viagem. Aqui certamente vão nascer mais duas ou três torres (ou mais) de apartamentos de 30 pisos ou superior.
O mar que também tem feito progressos, avançando e "comendo" areia, vai reduzindo a praia a uma estreita faixa que desaparece quando na praia-mar de maiores marés, pelo menos para a direita  do Hotel Vila Rica no sentido da Pracinha de Boa Viagem.
Tudo isto, associado à escalada de preços e diárias de alojamento nos hotéis nesta zona, afasta os turistas.
 
No futuro Boa Viagem será só bairro residencial em altura, praia pouco frequentada  durante dias de semana e com multidões de  pessoal do interior e arredores de Recife aos fins de semana e feriados?

Que Boa Viagem no futuro e que futuro para a Orla e Praia de Boa Viagem?
Que turismo em Boa Viagem ?

sexta-feira, 5 de outubro de 2012

BV A dura caminhada

A história da praia de Boa Viagem não pode ser feita, nem contada sem se citar os homens, mulheres, jovens e crianças também, que percorrem a praia de lés-a-lés vendendo qualquer coisa para angariar algum dinheiro para seu sustento e/ou da família.
Cada vendedor transporta consigo a necessidade de conseguir ganhar o suficiente para que nada, o pouco de que precisa, lhe falte e à família. Algumas destas pessoas são de uma humildade notável e muitas contam-nos histórias da sua vida que são grandes lições de vivência comunitária e de relações humanas.
No rosto de algumas destas pessoas é visível o sofrimento que transportam consigo, mercê da marginalização para que são atiradas nesta sociedade dominada por teorias económicas exploradoras das pessoas, onde "é lei" o ser humano ser competidor e egoista, em vez de solidário, para sobreviver.

domingo, 23 de setembro de 2012

Av. Boa Viagem 1984

Trecho da Avenida de Boa Viagem em Janeiro de 1984, frente à Praça de Boa Viagem. Um pouco atrás, à esquerda na imagem  existia a Churrascaria Rodeio no nº 4824 desta avenida, com uma grande esplanada. Esta fechou e deu lugar à Churrascaria Tertúlia.
A Tertúlia também desapareceu e no local foi construído um enorme edifício de apartamentos.

segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Saudar as gentes de Boa Viagem



Agora que "se iniciou" o Verão na praia de Boa Viagem, nada melhor que uma saudação ao pessoal de Boa Viagem aqui no blog, com esta imagem do Zé da Ostra e seu acepipe, ideal para se acompanhar com uma (ou mais) cervejinha bem gelada.

sábado, 8 de setembro de 2012

Um Encanto da Praia de Boa Viagem

Um dos naturais encantos da praia de Boa Viagem em Recife é a baixa-mar com sol, céu azul, mar azul-turquesa, sem vento ou uma muito ligeira brisa e o colorido dos guarda-sol no areal.
Uma baixa-mar entre as 9/11 horas da manhã com todos aqueles ingredientes é auspício de um excelente dia de praia.

segunda-feira, 27 de agosto de 2012

BV Descascando o Abacaxi

 
Para o vendedor (experiente) de abacaxi na Praia de Boa Viagem descascar o dito para o vender e servir o cliente é tarefa fácil.
O abacaxi maduro, docinho e suculento é fruta da mais deliciosa que se pode saborear na Praia de Boa Viagem.
Para um qualquer cidadão descascar "um abacaxi" pode ser uma tarefa espinhosa.
Descascar "um abacaxi" não é tarefa fácil e, não é para todos.

terça-feira, 21 de agosto de 2012

BV Restaurante do Hotel Boa Viagem

Entrada do Restaurante do Hotel Boa Viagem em imagem da segunda metade dos anos 80.
Podemos ver na imagem um Buggy ( veículo ideal de então para os passeios nas praias) e um Volkswagen Fusca ou Volkswagen Carocha ambos de cor amarela.
Uma foto impossível  no presente porque o Hotel Boa Viagem já foi.

terça-feira, 31 de julho de 2012

BV Cardápio de Bronzeador e Protetor Solar

Em Boa Viagem com um cardápio de bronzeador e protetor solar "ao vivo", o turista de qualquer nacionalidade não tem dificuldade, para se proteger do Sol, na  escolha do produto que mais lhe convém entre preço, qualidade, grau de protecção e marca.
Depois é só apreciar, mais protegido dos raios solares mesmo debaixo do guarda-sol, o ambiente natural e o artificial e  viver o Sol da Praia de Boa Viagem.

sábado, 14 de julho de 2012

Praia de Boa Viagem 80s

Imagem da praia de Boa Viagem  a caminho para Piedade pelo areal, a sul da Praça de Boa Viagem, num trecho próximo aos antigos Apartamentos Atlântico (?) e do  Atlante Plaza Hotel.
Foto na 2ª metade dos anos 80.

sexta-feira, 6 de julho de 2012

Hotel Savaroni - 1983

No nº 167 Ano XIV, Agosto/1983, do "Tourist Guide  ITINERÁRIO  Pernambuco", (em publicação turística dedicada a Recife) encontrei este anúncio do Hotel Savaroni. Um hotel de Boa Viagem que foi demolido para dar lugar a um grande bloco de apartamentos.
O Hotel Savaroni do qual já fizemos "post" no blog, ficava junto ao actual Hotel Internacional Palace.

domingo, 24 de junho de 2012

Apreciar Boa Viagem

As condições ideais para um dia de prazer e relaxamento  à beira-mar: Sol, céu azul, mar azul-turquesa, maré baixa, um extenso areal e a sombra de um bom guarda-sol.
Boa Viagem é muito isto.

terça-feira, 19 de junho de 2012

BV - Josa e Vado

Dois personagens da praia de Boa Viagem, Josa e Vado, aqui numa pausa no trabalho para a fotografia. Conhecêmo-los no século passado ( muitos anos ! ) em seu local habitual de trabalho em frente ao Hotel Recife Palace.
São presença constante e é com muito agrado e estima pessoal que os reencontramos em Boa Viagem quando visitamos Recife
Sempre bem dispostos e atenciosos para com seus  clientes e  turistas que frequentam esta área de Boa Viagem. 
São  um pouco da imagem peculiar da Praia de Boa Viagem.
Cordiais e amigos, sabem estimar quem os estima e respeita no seu trabalho diário.

segunda-feira, 28 de maio de 2012

Praça de Boa Viagem 1984 - a Feirinha

Praça de Boa Viagem e a sua tradicional Feirinha em Janeiro de 1984. Um feira onde o tradicional artesanato nordestino era presença marcante e muito procurado pelos turistas que se instalavam nos hotéis de BoaViagem.
Uma Feira que já fazia parte do Roteiro Turístico de Recife.
Depois de ter sido instalada no lado direito da Igreja de Boa Viagem, a Feirinha actualmente funciona aqui, do lado esquerdo e por detrás da Igreja. 

quarta-feira, 23 de maio de 2012

Gente "Anónima" que faz Boa Viagem

A maioria dos Vendedores Ambulantes Circulantes da Praia de Boa Viagem quando se cruzam na actividade diária, trocam algumas palavras de saudação entre si.
Há turistas que vão à praia e não gostam de ser "incomodados" pelos vendedores. Querem  estar tão sossegados e isolados que até se esquecem que todo ser humano merece respeito e alguma atenção. Alguns chegam até a manifestar  reacções inoportunas quando algum vendedor se aproxima.
Esquecem-se que aprendemos com toda a gente, independentemente do estatuto ou classe social em que o outro é catalogado.
Às vezes uma curta e amistosa saudação ou um breve diálogo com estes personagens da praia, mesmo não lhes comprando qualquer artigo, resultam num enriquecimento cultural e social que nunca imaginámos.
Há muita gente  a trabalhar em Boa Viagem que se sente amargurada pela  condição e precaridade social em que vive. Um pequena atenção ou umas breves palavras de respeito do turista pelo seu trabalho/luta para sobreviver, é alento para minguar um pouco o seu sofrimento e mágoa.

sábado, 12 de maio de 2012

Boa Viagem 1984


Um dos locais emblemáticos de Boa Viagem e de Recife, a Praça de Boa Viagem em imagem de Janeiro de 1984 captada do Hotel Othon Park.
"A Pracinha" actualmente já não tem este aspecto. O edifício do Hotel Boa Viagem que se vê na foto também já não existe e os táxis hoje não têm a mesma cor.
O trânsito local também é mais intenso e o mar aproximou-se do calçadão.

segunda-feira, 7 de maio de 2012

O bom Sol de Boa Viagem

Na praia de Boa Viagem quem não quiser ser molestado pelo Sol, tem  a seu serviço vendedores de chapéus para todas as cabeças e para todos os gostos.
Este vendedor de  cabeça super protegida do rei astro, "não tem mãos a medir" para mostrar toda a mercadoria e até parece fazer-se acompanhar de manequim/modelo para melhor vender o produto.

terça-feira, 1 de maio de 2012

Boa Viagem - Anos 80

Imagem da praia de Boa Viagem, com piscinas naturais, no início da década de 80 do séc. XX
Observa-se na foto o edificio em construção do  Hotel Recife Palace, que foi inaugurado oficialmente em Dezembro de 1985.
Ao lado desta construção, para a direita na fotografia, ainda existiam moradias que mais tarde serão demolidas para construir  dois edifícios residenciais.

quarta-feira, 25 de abril de 2012

BV - Vendedor de "T-shirts"

Quem visita Brasil fica encantado com suas praias e belezas naturais. A compra de camisetas com estampados, quer sejam de praias, de aspectos particulares das cidades e lugares ou frases e expressões que revelem as vivências do povo brasileiro, constituem  uma irresistível atracção para o turista, mais que não seja como recordação da passagem ou estadia por esse local.
É  uma prova de que esteve e sentiu qualquer coisinha por lá, ou em último caso para mostrar  a amigos e outros que esteve no Brasil ou naquele local.
O Brasil é assim e Nordeste é uma região do Brasil que não deixa o turista indiferente. Se você se relaciona com as suas gentes e bate um papo, pode acontecer que o vinculo se torne amarra por essas pessoas com quem muito aprendemos sobre viver a vida.
Há quem compre uma camiseta e há também quem tenha dezenas do Nordeste e de Pernambuco para mais tarde recordar.
Quem quiser comprar uma camiseta de Recife na praia de Boa Viagem, tem por lá muitos vendedores e até poderá escolher (ás vezes) a qualidade do que quer comprar.

sábado, 14 de abril de 2012

BV - Cenário de Final de Tarde

Contemplar o final da tarde na praia de Boa Viagem é observar e viver momentos únicos e por vezes insólitos.
Há quem venha ou esteja em Boa Viagem  e goste de observar os  trabalhos, movimentos e ocorrências  do final de um dia de praia, em que são actores os frequentadores da praia, os que aí trabalham e também os passantes e os observadores.

sexta-feira, 6 de abril de 2012

BV Vendedor de Artesanato

Uma das atracções da Praia de Boa Viagem encontra-se no abundante número de vendedores que lá encontramos. Há turistas que não gostam, enquanto outros apreciam e partilham o ambiente "sui generis" que a diversidade de vendedores impõe na praia, particularmente aos fins de semana e feriados, quando mais pessoas a frequentam.
Poder-se-á dizer que sem vendedores a praia de Boa Viagem fica descaracterizada.
De entre todos os vendedores, aqueles que vendem artesanato têm clientes certos entre os turistas que visitam o nordeste pela primeira vez.

sábado, 10 de março de 2012

Enfrentar o Sol em Boa Viagem

É um exercício saudável estar na praia de Boa Viagem pela manhã ao nascer do Sol e sentir seus raios tocando nossa face e nosso corpo.
O início do dia aqui, transmite energia e positivismo para apreciar o que a mãe natureza nos oferece, sem nos fazer qualquer cobrança desde que a respeitemos e nos concede  a esperança de que o dia de amanhã seja outra dádiva renovadora.

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Roda de Amigos

Em Boa Viagem, uma roda de amigos entre si, no final de um dia de trabalho na praia, em Outubro de 2010.
4+1: de frente da esquerda para a direita Cleiton e Dávi; de costas da direita para a esquerda "Pic" e Baiano + 1

domingo, 19 de fevereiro de 2012

BV Praia do Internacional Othon 1983

Uma imagem do que era a  Orla e a Praia de Boa Viagem em Agosto de 1983, para norte em relação ao antigo Hotel Internacional Othon (actual Internacional Palace).
Ainda não tinha chegado à praia a indústria dos guarda-sol e das cadeiras de praia, em alumínio. O pessoal ou estendia a toalha na areia para se sentar e bronzear ou se sentava nos bancos e cadeiras de madeira debaixo dos toldos que vemos, para se proteger do Sol e também para degustar qualquer acepipe com a indispensável cervejinha gelada.
Uma praia muito tranquila durante os dias de semana. Nada comparável com o que vemos actualmente.

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

BV Prazer Irresistível

Para além da fruta, do ovo de codorna, do camarão, da lagosta, das ostras, da cervejinha bem gelada e de outras iguarias, picolé e sorvete, para quem gosta, são sem dúvida mais dois prazeres irresistíveis em dias quentes na praia de Boa Viagem.

sábado, 28 de janeiro de 2012

BV João do Camarão

Desculpem-me voltar a inserir outra imagem deste amigo.
O João do Camarão é um amigo da praia de Boa Viagem que conheço há alguns anos e que desde a primeira compra que lhe fiz me cativou pela sua honestidade, simplicidade, humildade (grande e nobre qualidade) que só se encontra em pessoas especiais e, saber  bem servir e respeitar o cliente.
 Desde esse dia tenho sido um fiel cliente deste  amigo que sabe não só manter a qualidade do produto que vende, como também cultivar a amizade, estima e reconhecimento pelos clientes.
Já aqui disse que o João vende sempre todo o camarão que leva para a praia.
Nada mais é preciso para elogiar a qualidade do produto que vende, reconhecido por quem compra e pelas solicitações que lhe são dirigidas e observamos quando estamos em Boa Viagem.
Temos ouvido elogios a João por pessoas que desconhecem que também somos clientes certos deste amigo.
João tem muitas vezes a deferência, quando da última passagem pelo local onde estamos nos dizer que se vai embora, caso queiramos comprar mais uma porção do camarão do pouco que lhe resta para vender e vende, porque João nunca sai  da praia com camarão na caixa.
Nas visitas a Recife, no primeiro dia que chegamos  à praia de Boa Viagem, João do Camarão é uma das pessoas por quem perguntamos aos barraqueiros: "João do Camarão está por aí?"
O João do Camarão da praia de Boa Viagem é um amigo que muito estimamos e admiramos com gratidão.
E não somos só nós!
Tudo de bom p´ra você, João.

sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Jornal de Praia Boa Viagem - Anos 80

Recordando bons e outros  tempos de Recife e Boa Viagem apresentamos a primeira página do nº 153 - Ano IV - de 28 de Agosto de 1983 (Domingo) do "Jornal de Praia Boa Viagem" Piedade e Candeias.
O jornal publicava-se aos Domingos com uma tiragem de 20.000 exemplares.
A Redação e Escritório eram na Av. Conselheiro Aguiar, 1360, Loja 19 Boa Viagem.

domingo, 15 de janeiro de 2012

BV 1999 - Reinaldo

Boa Viagem é uma praia de encanto não só pela paisagem (especial em dias de agito), pelo seu  mar, pelo ambiente, pelos seus cheiros, pelas músicas que se ouvem, pelos pregões dos vendedores, mas também por suas gentes. Gente boa.
Revendo fotos de Boa Viagem e de suas gentes, encontrei esta, de Agosto 1999, de Reinaldo ex-vendedor de chapéus, bonés, malas e sacolas de praia. Aqui apresentava-se  na sua imagem de vendedor anos atrás, como a maioria dos ambulantes-circulantes desta "mix" de artigos, transportando uma grande gama de exemplares, porque os turistas e potenciais compradores eram muitos, a concorrência era grande e não se podia, nem devia perder um cliente por falta do modelo desejado. Os artigos eram transportados à cabeça, pendurados nos ombros, nos braços e por último seguros nas mãos e abraçados.
Presentemente os vendedores diminuíram e já não transportam muitos exemplares. Os turistas também escasseiam.
Reinaldo, agora vendendo outros artigos, era e ainda é um dos vendedores mais conversadores de Boa Viagem.
Sempre que nos deslocamos a Boa Viagem, Reinaldo faz uma pausa momentânea nas vendas e é "cliente" certo para um bate-papo em pleno areal ou no calçadão.