domingo, 20 de dezembro de 2009

Isto é a Praia de Boa Viagem

Uma cadeira de praia, um guarda-sol, uma bebida geladinha, um livro para ler e a serenidade do mar azul de Boa Viagem. É tudo para um bom dia de praia. Sem menosprezar a companhia da pombinha branca da Paz, ali pertinho. Venha a Boa Viagem e aprecie esta belíssima praia.

sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Vendedor de Peixe

Quem frequenta a Praia de Boa Viagem vê com frequência este personagem caminhando ao longo da praia junto à água, transportando peixe tal como na imagem.
Caminha indiferente a quem está, ou passa.
Quando alguém se interessa pelo pescado, basta solicitar a sua presença e negociar o produto, como foi o caso, em que o moço à direita na foto já tem no saco duas fiadas de pescado.

quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Presidente de República em Boa Viagem


No dia 26 de Novembro pela tarde, durante cerca de uma hora, a praia de Boa Viagem teve a presença ilustre do Presidente da República Tcheca Václav Klaus, de bermuda vermelha na imagem, tomando banho de mar.

domingo, 15 de novembro de 2009

Antigo Hotel Savaroni

Hotel Savaroni, na Av. Boa Viagem em Agosto de 1983.
Foi recentemente demolido e em seu lugar hoje temos mais uma grande torre de apartamentos a fazer sombra sobre a praia, à tarde.

domingo, 8 de novembro de 2009

Vendedor de Artesanato

Este cidadão (de pé), deficiente físico, Vendedor de Artesanato em madeira - miniaturas de casas, monumentos e recantos de Pernambuco - residente em Olinda, segundo nos disse, era presença frequente ao fim da manhã e à tarde na Praia de Boa Viagem, vendendo pequenas peças aos turistas, que dizia sempre serem de sua produção.
Nos últimos anos não o temos visto.
A foto é de Dezembro 1999.

domingo, 1 de novembro de 2009

Caipirinha & Kaipirosca

Em Boa Viagem é assim. Quem quiser a genuína e tradicional caipirinha ou a "estrangeirada" é só pedir e pagar, porque na praia também há alguns "especialistas" na sua feitura, como o Berg.
Eu prefiro a genuína Caipirinha, porque Caipirinha é Brasil e de brasileiro.
Então, no Brasil e fora para mim só Caipirinha mesmo.

terça-feira, 20 de outubro de 2009

Churrasco do Ricardo


Ricardo é um dos muitos vendedores de churrasco que percorrem a praia a vender seus churrascos, com ou sem farofa.
Como particularidade desta imagem temos o "Gordo" da Salada, apanhando uma moeda que caiu ao solo.

sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Bagunça em Boa Viagem

Domingo de calor, ao final de tarde a bagunça instala-se no areal de Boa Viagem com o pessoal já estressado, depois de um dia de intenso trabalho.
Os mais retardatários, poucos, ainda permanecem na praia para um bate-papo, enquanto bebericam uma cervejinha para a saideira.
Por vezes a cachaça à mistura com cerveja produz seus efeitos e assiste-se a rixas verbais entre os barraqueiros, quando chega a hora de acertos de contas da venda do dia.

sábado, 10 de outubro de 2009

Congresso de Vendedores de Praia

"Congresso" de Vendedores da Praia de Boa Viagem "realizado" em 27 de Agosto de 2009, com o "segurança" Adísio atento às movimentações na área.

sábado, 3 de outubro de 2009

Abate de um Coqueiro

Foi no passado dia 27 de Agosto de 2009 que um grande coqueiro existente junto ao edifício do Recife Palace Hotel, em Boa Viagem, foi cortado.
O corte executado por um cidadão que trepou pelo coqueiro e com auxílio de uma corda foi descendo, dando nós sucessivos para se segurar, fazendo o corte por troços.
Foi usado um método tradicional para estes casos, face à localização do coqueiro.
Tivemos a oportunidade de observar a agilidade do trabalhador e de registar em fotos uma etapa do procedimento usado.

quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Vendedor de Cocada

A Cocada, uma delícia. É uma das iguarias que são vendidas na praia de Boa Viagem.
Há momentos em que um "docinho" na praia é como "mel na sopa".
São vários os vendedores e os sabores da cocada também variam.
Para quem não se preocupa muito com a elegância ou gosta de um pouquinho de "docinho", a cocada é deliciosa em Recife.

sexta-feira, 11 de setembro de 2009

O Gari


Gari é o nome dado ao Varredor de ruas, do espaço público.
Figura frequente na Praia de Boa Viagem, ao longo do dia e também à noite, limpando o areal para o dia seguinte. A ele se deve a recolha do lixo e limpeza da praia.
Faz um trabalho social, a recolha do lixo deixado na areia, por frequentadores da praia que não têm a consciência cívica de não só respeitarem e preservar o ambiente, como também os outros cidadãos.
É muito desagradável ver suja a areia e a praia, que é de todos e para todos.
Os frequentadores da praia bem podiam com um mínimo de cuidado contribuir para um melhor ambiente, se recolhessem todo o lixo que produzem para um saco de plástico e colocá-lo depois nos recipientes de lixo, que existem ao longo da praia e no calçadão.
Sacos e copos de plástico, pauzinhos dos espetinhos, embalagens de alimentos e outro lixo, ficam muito mal, abandonados, na areia e na praia, poluindo o ambiente, conspurcando a água do mar e contribuírem para a alteração da qualidade de vida de toda a fauna e flora marinha, quando levados pelas marés.
O Gari é amigo do ambiente, limpa a praia e proporciona-nos um local visualmente mais agradável e saudável.
Devemos-lhe respeito e o melhor que devemos fazer é não abandonar lixo na areia nem na água.
A nossa homenagem a esse cidadão simples e " anónimo" na Praia de Boa Viagem - o Gari.

quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Praia de Boa Viagem em 1983

Imagem da Praia de Boa Viagem em Agosto de 1983 frente ao então Internacional Othon Hotel, hoje o Internacional Palace Hotel.
Diferenças significativas na paisagem em ralação ao presente.
Repare-se que a barraca que hoje vende coco verde no calçadão, estava naquela data em plena areia.
Vê-se na imagem ao fundo à esquerda o edifício do Recife Palace Hotel que viria a ser inaugurado oficialmente em Dezembro de 1985.

quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Vendedor de Bronzeador e Protetor Solar

O Vendedor de Bronzeador e de Protetor Solar é outra das figuras da Praia de Boa Viagem.
Cidadão que não leve bronzeador ou protetor solar para a praia, não precisa sair a comprar um produto para se proteger dos raios solares ou se bronzear.
São vários os vendedores, tal como o da imagem, que percorrem o areal entre as pessoas "oferecendo" seus produtos a preços mais ou menos razoáveis.

sábado, 1 de agosto de 2009

Galego


Este vendedor de coco verde (água de coco) na Praia de Boa Viagem é conhecido por "o Galego". Já foi uma pessoa forte, de grande massa corporal, mas submeteu-se a uma cirurgia para reduzir a vontade de comer, pesando à data (da foto) talvez menos de metade. Seu posto de venda é ali na área frente ao Recife Palace.

quarta-feira, 22 de julho de 2009

Vendedor de Relógios

Se por acaso nos esquecermos do relógio em casa ou no hotel, não há crise. Na Praia de Boa Viagem podemos comprar um relógio barato, à prova de água ou não e que funciona.
Há vários vendedores. A variedade de modelos é grande e para todos os gostos, para criança, mulher ou homem e também relógios unisexo.

quarta-feira, 15 de julho de 2009

Caixa de Música

São muitos os portadores de uma "caixa de música" que percorrem o areal da praia de Boa Viagem, vendendo CDs ou DVD com os últimos êxitos musicais internacionais ou brasileiros, ao mesmo tempo que sonorizam o ambiente em volta.
Por vezes conseguem irritar alguns frequentadores da praia, quando elevam demasiado o som e param junto do pessoal.
É muito gostoso ouvir na praia, sem perturbar a audição ou a tranquilidade, os grandes êxitos da música popular brasileira ou um forrozinho pé de serra genuíno.
Em ocasiões excepcionais proporcionam "espectáculos " de dança ao vivo ou animam pequenos festejos na praia, principalmente em fins de tardes quentes.

quinta-feira, 9 de julho de 2009

Baiano

Baiano é outro dos Barraqueiros que trabalha na Praia de Boa Viagem.
Antes trabalhou com um táxi, na Av. Boa Viagem, frente ao Hotel Recife Palace. Hoje está trabalhando com a barraca do Rafael que tomou por aluguel.
Baiano é irmão de Adísio, também barraqueiro local.

terça-feira, 30 de junho de 2009

Cantora Brasileira em Boa Viagem

Boa Viagem é praia visitada por todo mundo, onde todo mundo se sente bem. Na imagem temos logo pela manhã de um bom dia de praia, uma grande intérprete da música popular brasileira, de quem naturalmente não divulgamos o nome.

sábado, 20 de junho de 2009

Barraca da Vanessa


Pode-se desfrutar da Praia de Boa Viagem observando o movimento do calçadão, da janela ou varanda de um hotel, caminhando ao longo da praia, ou sentado numa cadeira debaixo do guarda-sol, lendo um livro ou um jornal ou bebendo uma cerveja, um refrigerante ou uma àgua, etc, etc...no intervalo de um banho de mar.
Para quem opte por esta última hipotese a Barraca da Vanessa é uma opção.

quinta-feira, 11 de junho de 2009

Recife Antigo

Boa Viagem é Recife. Por que não uma imagem aérea da parte antiga de Recife?
Quem vai em turismo a Recife, Pernambuco e fica em Boa Viagem deve visitar o Recife antigo, durante o dia ou à noite, apesar de actualmente já não ter o movimento nocturno que tinha há 8 ou 9 anos.
Recife antigo tem atractivos: seus edifícios antigos, a Rua Bom Jesus, a Praça do Arsenal, o movimento diurno pela manhã em redor do Mercado de S.José , a não perder a visita, apesar de já não ser o que era, a excelente Livraria Cultura, no Paço de Alfandega, as suas Igrejas como a Igreja Matriz de Santo António.
O Recife é encantador. Visite e encante-se por Recife, capital de Pernambuco. Depois, tome um banho na Praia de Boa Viagem e beba uma cerveja bem geladinha, debaixo do guarda-sol, acompanhando com camarões, ostra novinha ou uma deliciosa lagosta.
Afinal você está em Boa Viagem!

quinta-feira, 4 de junho de 2009

Vendedor de Lagosta

Levi, de seu nome, é vendedor de lagosta na Praia de Boa Viagem, que corta e prepara na hora para o cliente se deliciar. É uma das personalidades habituais que fazem e ganham a vida no areal de Boa Viagem.
Levi é gente boa. Pessoa humilde merecedora do nosso respeito. Vemo-lo por lá quase diariamente.

sexta-feira, 29 de maio de 2009

Psiu Salada de Frutas


Psiu "Salada de Frutas da Amizade" é concorrente da "Salada do Gordo" na Praia de Boa Viagem.
Os vendedores são dois jovens que transportam a salada dentro de uma caixa térmica.
Na imagem um dos vendedores apelando aos potenciais clientes.

segunda-feira, 25 de maio de 2009

Caldinho Beleza


Há muita gente vendendo caldinho na praia de Boa Viagem, mas o Caldinho Beleza de feijão é mesmo uma beleza de caldinho. Gostoso e saboroso.

segunda-feira, 18 de maio de 2009

Fátima


Fátima, aos fins de semana e feriados vende camarão cozido e camarão ao alho e óleo, na praia de Boa Viagem.
Tem camarão de boa qualidade transportado em caixa fechada, que vende com muita simpatia e sempre com um sorriso nos lábios.

sábado, 9 de maio de 2009

Ildo

Ildo, também conhecido por "Sadam" é um simpático trabalhador da Praia de Boa Viagem, no trecho frente ao Hotel Recife Palace. Já o conhecemos há alguns anos. Começa o seu trabalho manhã cedo. Tem a missão de trazer para a praia as carroças dos barraqueiros com quem tem contrato e montar toda a respectiva estrutura, distribuindo os guardas-sol, cadeiras e mesas pelo areal, em frente à respectiva barraca.
No final do dia faz a recolha do mesmo material, acomoda-o nas carroças e depois leva-as uma a uma para o armazém, onde pernoitam até o dia seguinte para reiniciar de novo bem cedo a tarefa inversa.
Ildo ou o "Sadam" trabalha com zelo. É cumpridor e eficiente no trabalho.

quarta-feira, 29 de abril de 2009

Pista para Ciclistas

Ao longo da Avenida Boa Viagem, do lado da praia foi construída em 2008 uma Pista/faixa para Ciclistas, com dois sentidos marcados no solo.
A construção da pista não deixou muito satisfeitos os barraqueiros e os frequentadores da praia com carro, uma vez que já não é possível deixar estacionados os automóveis junto ao calçadão, o que tem como consequência menos clientes em vários trechos da praia e dificulta as descargas dos fornecedores de material aos barraqueiros.
A utilização da pista por ciclistas ainda é muito reduzida.

sexta-feira, 24 de abril de 2009

Vendedor de Arrumadinho

"Arrumadinho", um prato-petisco típico do nordeste que os frequentadores de Boa Viagem dispôem, através do pessoal que o vende quando há mais gente na praia, principalmente aos fins de semana e feriados.
Há quem transporte os pratos já compostos, em caixa isopor.
"Arrumadinho", porque os componentes vêm arrumados em camadas.

sexta-feira, 17 de abril de 2009

Martha´s Sandwich

Martha, vende "sandwiches" deliciosas, higienicamente embaladas e conservadas em mala térmica.
Percorre o areal de Boa Viagem sempre com o mesmo passo, de chapéu na cabeça, anunciando seu produto de venda, "SANDWICH".

segunda-feira, 6 de abril de 2009

Coco Verde - Água de Coco

Água de Coco gelada, bebida directamente do Coco Verde é também imagem de Boa Viagem.
As barracas com cobertura feita em material vegetal de forma cónica, ao longo da calçada, vendem o coco gelado de onde depois de devidamente cortado com golpes desferidos com mestria, com uma catana ou grande faca apropriada, se aspira a água de coco através de um canudo de plástico.
Durante o dia em plena praia, também existem vendedores de coco verde, que o transportam em carroças, dentro de uma caixa "isopor" com gelo.
A qualquer hora do dia, uma água de coco gelada bebida directamente através do canudo é muito refrescante e sabe bem.

terça-feira, 31 de março de 2009

Vendedor de Ostra

Este "Vendedor de Ostra" da Praia de Boa Viagem utiliza a mala térmica, em lugar do tradicional balde de alumínio, para transportar as ostras em melhores condições de temperatura.

sexta-feira, 20 de março de 2009

Vendedor de Piranhas

Este cidadão vende "piranhas" para segurar o cabelo. Há alguns anos que ele vende 3 piranhas em plástico/material sintético, para mulher segurar o cabelo, por 1 (um) real. A inflação e o aumento do custo de vida não encareceu a venda deste produto, pelo menos para este vendedor. Provavelmente faz vendas suficientes e crescentes para garantir seu lucro e sem ter de subir o preço de venda para fazer face à carestia de vida.

domingo, 15 de março de 2009

Josias


Josias, vende em Boa Viagem sandálias e chinelos, para uso diário ou para praia.
É natural de Caruaru, interior de Pernambuco.
Cidadão simples e modesto, estabelece contato com os turistas a quem dá a conhecer as características e qualidade do calçado que vende.
Após cada ausência em Boa Viagem, quando regressa diz sempre que foi a Caruaru comprar mercadoria, pretendendo com isso atestar a qualidade do material que adquire naquela povoação, onde dizem, se faz a maior feira semanal do mundo e se comemora todos os anos, o melhor S.João do mundo.

domingo, 8 de março de 2009

Boa Viagem década de 80

Uma nova imagem da Praia de Boa Viagem nos anos 80, provavelmente 1984.
Vê-se o edifício do Recife Palace Hotel ainda em construção, quase ao fundo da imagem, o qual foi inaugurado em Dezembro de 1985.
Como se observa na foto, nesse tempo ainda havia alguma uniformidade na altura dos edifícios construídos. Ainda se viam muitas moradias e edifícios térreos que posteriormente deram lugar a grandes blocos de apartamentos.
Depois foi a desconfiguração total em construção na vertical, com prejuízo da praia, como local de lazer, a qual começou a ficar privada de sol pela tarde devido à altura das torres de apartamentos.
Praia muito tranquila, nos idos anos 80 do século passado, até com menos vendedores!

sábado, 28 de fevereiro de 2009

Contraste em Boa Viagem

Um, ainda belo trecho de Boa Viagem com uma moradia
Uma moradia entre dois edifícios altos, que até não são dos mais altos ali existentes
Há 25 - 30 anos Boa Viagem não tinha prédios tão altos. Actualmente tem e continuam sendo construídos prédios de mais de 30 pisos. Esta política de urbanização tem "destruído" o natural encanto de uma praia que tinha Sol até ao ao final do dia.
Os restaurantes e bares desapareceram da orla marítima, tornando o local menos movimentado e atractivo.
Foi um erro urbanístico que não dignificou turisticamente a zona, apesar de ainda atrair muita gente principalmente em fins de semana e feriados. Contudo não deixa de ser notória a fuga de turistas da zona para outros locais, não só pela falta de atractivos localmente, como também porque a partir das 14-15 horas do dia a sombra dos edifícios projecta-se sobre a praia.
Outra falha naquela orla é a falta de instalações sanitárias públicas, o que é negativo para a conservação, limpeza e higienização do areal e da praia.
A especulação imobiliária falou mais alto e degradou o ambiente.
Recentemente, no local onde existia o Restaurante Tertúlia, antiga Churrascaria Rodeio, foi construído uma torre de mais de 30 pisos. O antigo Hotel BoaViagem foi demolido para dar lugar a mais outra torre.
O Hotel Savaroni também foi demolido para construção de uma torre. A moradia "Casa Navio" como tantas outras tiveram o mesmo destino.
O betão prevalece e é rei em Boa Viagem.
O Restaurante Flamingo desapareceu e em seu lugar mais outra torre.
Resiste ainda na orla, próximo da Praça de Boa Viagem, o Restaurante Rodízio Ponteio. Até quando?
Até quando resistirá a Padaria Boa Viagem?
Boa Viagem à noite, praticamente não tem movimento, exceptuando as datas de um qualquer evento no areal junto ao "ACAIACA".
Conhecendo Recife e Boa Viagem há quase 30 anos, continuo pessoalmente a gostar desta praia, mas não deixo de sentir quanto era melhor e mais atractiva com mais Sol e com infraestruturas de apoio ao turista na orla.
Segundo parece, as poucas moradias que ainda existem são propriedade estatal, caso contrário já tinham dado lugar a grandes torres para habitação.

domingo, 22 de fevereiro de 2009

Preparando as Ostras


Vendedor de Ostra preparando um prato para o cliente.
Em Boa Viagem é assim. As ostras são transportadas em balde de alumínio, geralmente transportado ao ombro ou suspenso no braço pelos homens.
Também há mulheres vendendo ostra em Boa Viagem.
As ostras são abertas localmente e colocadas num prato na porção negociada. O vendedor tempera a sabor do cliente: só com limão ou sal ou com outros temperos, azeite ou pimenta ou uma mistura de temperos especiais.
Quando a ostra é "novinha", o vendedor garante o seu produto e é conhecido, constitui um excelente petisco que se pode comer às dezenas, sem receio de perturbação gastro-intestinal.
No final todo vendedor recolhe as cascas de ostra da areia e as coloca na lixeira, para manter a praia limpa.

quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

Josa

Josa, trabalha na Praia de Boa Viagem com os barraqueiros. Não tem servidor regular. Faz biscates com um e com outro. Capta clientes que serve sempre com prontidão e muita atenção, por vezes até quando não foram atendidos por si ou não estão na área de seu "patrão". Muito prestável e eficiente, Josa é outro dos bons cidadãos que está em Boa Viagem, que tivemos oportunidade de conhecer e muito gosto em conversar com ele.

terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

Artesanato de Coco Seco

Na Praia de Boa Viagem, este homem vende peças de artesanato feitas a partir de cocos secos. São seus principais clientes, turistas que vêm pela primeira vez a Recife. Compram as peças para fins decorativos Algumas peças de seu trabalho permitem guardar cachaça no interior. Pernambuco é um Estado do Brasil muito rico em artesanato.

quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

Marron

Marron é um dos barraqueiros da Praia de Boa Viagem que tem seu posto de trabalho frente ao Hotel Recife Palace. Pessoa muito calma, faz seu trabalho servindo os clientes muito discretamente. Não entra em "guerras" de concorrência para captar clientes. Tem seus clientes regulares. É muito sociável, embora não pareça. Gosta de bater um papo com os turistas e clientes sem descurar o trabalho. Cumprimenta todos conhecidos, clientes seus ou não. No fim do dia, principalmente aos fins de semana gosta de curtir o "estress" da praia a atender o pessoal, sentando-se numa cadeira enquanto bebe uma cervejinha. Marron é dos barraqueiros que diariamente começa cedinho a trabalhar na praia. Aqui fica uma homenagem a este cidadão.

domingo, 25 de janeiro de 2009

Churrasquinho e Queijo na Brasa

São dois petiscos que muitas vezes acompanham a cervejinha gelada.
O churrasco de frango: asinha, coração ou peito com bacon; churrasco de carne enrolada em bacon ou só carne.
Também podemos optar pelo queijo de coalho na brasa, com ou sem oregãos ou com mel.
Ao lado temos o abacaxi bem docinho.
Com estes e outros petiscos passamos um dia excelente na Praia de Boa Viagem, quando o calor aperta e nos sentamos debaixo do guarda-sol, depois de um bom banho de mar.

quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Praia de Boa Viagem

Nos anos 80 do século passado a Praia de Boa Viagem tinha este aspecto muito tranquilo, sem multidões e com o seu "marzão" azul ou de cor verde, mas sempre lindo.
Menos gente frequentava então a praia.Menos viaturas circulavam na Avenida de Boa Viagem.
À esquerda na foto pode ver-se "a casa navio", edifício conhecido por este nome por ter na cobertura uma construção semelhante à chaminé de um navio.

terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Aniversário em Boa Viagem

Comemoração de aniversário de um barraqueiro, Macelo, na Praia de Boa Viagem. Desde manhã ao final da tarde ele e seus amigos confraternizaram em pleno areal e comemoraram mais um ano.
Ao final não faltou uma banda para tocar um forrózinho e animar o pessoal.

quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

Sorvete e Picolé

Percorre a praia de Boa Viagem vendendo sorvetes e o saboroso e refrescante "Picolé"
São muitos os vendedores destas "especialidades" transportadas em carros semelhantes a este ou em simples caixa de "isopor".