O avanço do mar em Boa Viagem tem contribuído para o encurtamento da praia e alteração da paisagem.
Ano após ano temos assistido ao desaparecimento de areia, levada pelas águas do oceano, no movimento natural das marés, ao longo da Av. Boa Viagem. A colocação de blocos de pedras para proteger o calçadão vem caminhando no sentido do Pina, encontrando-se na data da foto, Outubro 2011, para além do "castelinho". Na praia-mar deixou de haver praia desde a Pracinha de Boa Viagem. Com marés grandes e mar agitado, quem caminhar pelo calçadão nesta parte da orla junto ao mar sujeita-se a tomar um banho sem querer.
Em toda a zona de praia onde foram colocadas grandes blocos de pedras de contenção do mar, na maré baixa é muitas vezes desagradável caminhar descalço devido à grande quantidade de pequenas pedras que proliferam pelo areal, pelo risco de acidentes.
Esta situação é talvez mais uma das razões, a juntar a outras, porque menos gente e menos turistas frequentam a praia de Boa Viagem.
É urgente fazer o que deve ser feito e bem, para reabilitar, dignificar a praia de Boa Viagem e torná-la atrativa para as gentes de Recife e turistas.