Um, ainda belo trecho de Boa Viagem com uma moradia
Uma moradia entre dois edifícios altos, que até não são dos mais altos ali existentes
Há 25 - 30 anos Boa Viagem não tinha prédios tão altos. Actualmente tem e continuam sendo construídos prédios de mais de 30 pisos. Esta política de urbanização tem "destruído" o natural encanto de uma praia que tinha Sol até ao ao final do dia.
Os restaurantes e bares desapareceram da orla marítima, tornando o local menos movimentado e atractivo.
Foi um erro urbanístico que não dignificou turisticamente a zona, apesar de ainda atrair muita gente principalmente em fins de semana e feriados. Contudo não deixa de ser notória a fuga de turistas da zona para outros locais, não só pela falta de atractivos localmente, como também porque a partir das 14-15 horas do dia a sombra dos edifícios projecta-se sobre a praia.
Outra falha naquela orla é a falta de instalações sanitárias públicas, o que é negativo para a conservação, limpeza e higienização do areal e da praia.
A especulação imobiliária falou mais alto e degradou o ambiente.
Recentemente, no local onde existia o Restaurante Tertúlia, antiga Churrascaria Rodeio, foi construído uma torre de mais de 30 pisos. O antigo Hotel BoaViagem foi demolido para dar lugar a mais outra torre.
O Hotel Savaroni também foi demolido para construção de uma torre. A moradia "Casa Navio" como tantas outras tiveram o mesmo destino.
O betão prevalece e é rei em Boa Viagem.
O Restaurante Flamingo desapareceu e em seu lugar mais outra torre.
Resiste ainda na orla, próximo da Praça de Boa Viagem, o Restaurante Rodízio Ponteio. Até quando?
Até quando resistirá a Padaria Boa Viagem?
Boa Viagem à noite, praticamente não tem movimento, exceptuando as datas de um qualquer evento no areal junto ao "ACAIACA".
Conhecendo Recife e Boa Viagem há quase 30 anos, continuo pessoalmente a gostar desta praia, mas não deixo de sentir quanto era melhor e mais atractiva com mais Sol e com infraestruturas de apoio ao turista na orla.
Segundo parece, as poucas moradias que ainda existem são propriedade estatal, caso contrário já tinham dado lugar a grandes torres para habitação.