Bandeira da Associação Académica de Coimbra, da cidade de Coimbra (Portugal) flutuando ao vento na Praia de Boa Viagem já incompleta devido à
ação erosiva do vento, na barraca do Adízio em Dezembro de 2002.
A Associação Académica de Coimbra tinha um time de futebol, "a Académica" constituído por estudantes universitários que se dedicavam à prática do futebol representando a sua "Academia" como amadores e que alcançaram êxitos notáveis como tal, que foi muito importante no panorama esportivo português com jogadores de elevada categoria profissional.
A Associação ainda existe, mas o profissionalismo no futebol derrubou a magia e o envolvimento natural do futebol da Académica.A Académica tem muitos adeptos e simpatizantes em Portugal e Brasil e, espalhados pelo Mundo.
Muitos dos seus jogadores de então, concluíram seus cursos universitários e são hoje notáveis profissionais na sua área.
A Universidade de Coimbra é uma das mais antigas da Península Ibérica e da Europa
Deixo um extrato de uma Nota Histórica de 2000-2001, da Universidade de Coimbra:
"A Universidade que hoje existe em Coimbra foi fundada, ou ratificada, em 1290 pelo rei D. Dinis, começando a funcionar em Lisboa. É de 1 de Março desse ano o diploma régio que anuncia a criação desta primeira escola universitária portuguesa, que é, por outro lado, uma das mais antigas da Península Ibérica. A confirmação papal é ainda de 1290, de 9 de Agosto, sendo Sumo Pontífice Nicolau IV. Segundo essa bula, poderiam ser ensinadas todas as faculdades “lícitas”, com excepção da Teologia. As primeiras a constituírem-se foram, pois, as faculdades de Artes, de Leis, de Cânones e de Medicina."
"Coimbra tem mais encanto" na Praia de Boa Viagem.