quinta-feira, 20 de dezembro de 2007

Barraqueiros

São eles com as suas "carroças" - carros de duas rodas e dois varões horizontais, que fazem todo o apoio de praia aos frequentadores da Praia de Boa Viagem.
Nesses carros - "as carroças" - todos os dias fazem o transporte para a praia, das caixas de isopor para manter as bebidas geladinhas, as cadeiras de praia, mesas, os guardas-sol e as cestas individuais para deposição de lixo (lixeiras).
Estas "carroças", guardadas na proximidade da praia começam a chegar à praia antes das 7 horas da manhã puxadas braçalmente com perícia, por moços e homens contratados para esse serviço (normalmente não é o barraqueiro - o dono da carroça - a fazê-lo) e para dispor as cadeiras e guardas-sol no areal.
Quando o barraqueiro chega, mais tarde, já encontra todo o material disposto para receber os fregueses - os frequentadores da praia e os turistas.
No fim do dia de trabalho, normalmente 15h 30m - 16 horas, quando já não há sol na praia, devido aos prédios elevados da Av. de Boa Viagem, é feita a contabilidade das vendas (num bloco de apontamentos) pelos barraqueros que recolhem todas as garrafas vazias, são arrumadas as cadeiras e guardas-sol sobre as carroças.
Os mesmos personagens que as trouxeram de manhã, levam-nas de volta para o local onde ficam guardadas.

quarta-feira, 12 de dezembro de 2007

Vendedor de Amendoim

Vende amendoim torrado e amendoim cozido em saquetas de plástico transportadas como vemos na imagem.
Assim percorre a Praia, oferecendo seus produtos a preços baixos, proporcionando ao comprador uns momentos de entretenimento a descascar o amendoim que vai comendo, acompanhado de cervejinha bem gelada, debaixo do guarda-sol.
Também vende amendoim sem casca para quem tem pressa em comer ou preguiça em descascá-lo.

sexta-feira, 7 de dezembro de 2007

Boa Viagem Anos 80

Boa Viagem - início dos anos 80
Um trecho da Avenida e da Praia de Boa Viagem em frente aos antigos Hotéis, Internacional Othon (hoje Internacional Palace) e Savaroni (recentemente demolido). Muito menos gente comparado com os dias de hoje e sem a proliferação das carroças (barracas) dos vendedores actuais de bebidas e apoios de praia.
Vêem-se na foto turistas na Piscina do então Hotel Savaroni.
Junto à barraca dos cocos, no passeio no lado da praia, vendiam-se nesses anos peças de artesanato em madeira, como se vê na foto.
O calçadão ainda não tinha sido sujeito à reforma que lhe deu o aspecto, observado por quem vai a Boa Viagem nos dias actuais.

sábado, 1 de dezembro de 2007

Praia do Pina

Este é um trecho do prolongamento da Praia de Boa Viagem, na zona do Bairro do Pina e por isso designado Praia do Pina a que se acede caminhando pela praia ou pelo calçadão desde a Praça de Boa Viagem até aqui.
Ao fundo vêem-se edificações de Brasília Teimosa (Bairro de gente pobre) onde existe um bom restaurante para degustar frutos do mar entre outras iguarias.
Brasília Teimosa já foi visitada pelo Presidente Lula da Silva logo após a sua primeira eleição.

domingo, 25 de novembro de 2007

Vendedor de Frutas

Típico Vendedor de Frutas, com carro
Coloca um largo tabuleiro sobre o carro de mão, em cima do qual distribui as variedades de fruta que vende.
Percorre a praia com o seu carro, onde podemos ver e comprar para comer ali mesmo ou levar: sapoti, seriguela, manga, laranja, anona, lima, tangerina, goiaba, papaia, maracujá, caju, pitanga, graviola e coco seco, entre outras.

segunda-feira, 12 de novembro de 2007

Vendedor de Telas


Este personagem, o Vendedor de Telas, figura frequente como todos os outros no areal de Boa Viagem percorre a Praia vendendo a turistas nacionais e estrangeiros o objecto de seu negócio: Telas de cenas da vida nordestina pintadas por artistas populares. Os preços não são exgerados e podem ser negociados.Quando o comprador opta por várias peças, há um abatimento especial.
Para transporte, as telas são desmontadas da armadura de madeira e enroladas em cilindro.

quinta-feira, 8 de novembro de 2007

"Reveillon" em Boa Viagem

Imagem de preparativos para a passagem de Ano na Praia de Boa Viagem e no calçadão.
É assim com côr, alegria e muita participação da população de Recife que se faz a despedida de um Ano e se dão as Boas Vindas ao Novo Ano, onde não falta serviço de bebidas e comida, música em muitas tendas montadas por particulares e o tradicional espectáculo de fogo de artifício em plena praia.
A festa prolonga-se noite fora na Avenida de Boa Viagem e na Praia. Há pessoal que não dorme. A praia fica em serviço continuo desde as 5 horas da manhã de 31 de Dezembro até às 17 horas de 1 de Janeiro.

domingo, 4 de novembro de 2007

Recordando um Pouco do Passado

Estamos em construção........foi isso que dissemos.
Não estamos mais.
Resolvemos aproveitar a data de início de este blogue e juntar para divulgação esta belíssima imagem de BOA VIAGEM e seu mar, com a Igreja de Nossa Senhora da Boa Viagem, seu ex-libris.
Hoje esta Praça, a Pracinha de Boa Viagem já não tem este aspecto. Passou por uma profunda reforma ultimamente. A Igreja, oriunda do Séc. XVIII está actualmente pintada de azul. Nesta Praça se realiza a Feirinha, actualmente de 4ªFeira a Domingo, todas as noites, iniciando-se ao princípio da tarde aos sábados e domingos - venda de artesanato, comidinhas e doces deliciosos - onde podemos assistir, por vezes, a espectáculos feitos por artistas populares aos fins de semana(sábado e domingo).
Nesta imagem é possível ver o antigo Hotel Othon Park (edifício com marca azul no topo, detrás da Igreja), hoje o Park Hotel
Pracinha de Boa Viagem um dos pontos de encanto deste Bairro de Recife, desta Praia, de Recife-Pernambuco.